Primavera em Gramado tem cores, aromas e sabores especiais: é a estação das flores e de dias mais calorosos, mesmo que tenhamos a companhia de pancadas de chuva (o que não impede seus passeios pela cidade, viu?).
Por isso, se você planeja uma visita à Serra Gaúcha entre os meses de setembro e dezembro, salve este post e tenha-o sempre à mão, pois vamos falar quais são os passeios imperdíveis no desabrochar das estações mais quentes do ano.
Acompanhe a leitura e descubra como aproveitar ao máximo a primavera em Gramado!
Primavera em Gramado
Gramado tem lindos jardins naturais e construídos por toda a parte. Mas, na primavera, essa beleza exuberante se espalha por todos os lados da cidade e seus arredores.
Justamente por isso, uma simples caminhada ou um passeio despretensioso de carro podem levar você a encontrar paisagens memoráveis que vão render momentos de paz, alegria e empolgação.
Atenção apenas ao clima nessa época do ano: setembro e outubro costumam ter períodos mais longos de chuva, mas a temperatura tende a ser amena na maior parte do dia. À noite, ainda pode-se esperar temperaturas mais baixas, mas nada tão intenso quanto no outono ou inverno.
Toda essa versatilidade deixa uma grande certeza nos visitantes: a primavera em Gramado é um ponto turístico por si só. Contudo, existem pontos de parada que consideramos obrigatórios em sua próxima visita à cidade. Veja abaixo quais são!
Primavera em Gramado: o que fazer
Passear pelos lagos
Seja no Lago Negro, um dos pontos turísticos de Gramado presente em todos os roteiros de viagem da cidade, ou no Lago Joaquina Rita Bier (onde ocorrem os espetáculos musicais do Natal Luz), o cenário na primavera é de puro deslumbramento.
As flores roubam a cena e os parques em torno dos lagos se tornam ainda mais charmosos. Locais ideais para descansar, passear ou mesmo realizar piqueniques à sombra das árvores.
Passear no Bustour e nos roteiros de agroturismo
Conhecer a cidade com o Bustour é uma das maneiras mais rápidas e completas de explorar Gramado. Afinal de contas, você pode embarcar e desembarcar quantas vezes quiser, ao longo do dia, através de um itinerário que passa pelos grandes pontos turísticos da cidade.
Caso prefira diversificar o roteiro, os roteiros de agroturismo estão cada vez mais populares. Afastados do centro da cidade, nos arredores do município, a beleza natural fica ainda mais cativante quando chega a primavera em Gramado.
Conhecer os parques naturais
Os parques são ótimas pedidas o ano inteiro, mas a primavera em Gramado torna-os ainda mais especiais.
O Parque Olivas de Gramado reúne essa beleza natural e complementa-a com informação e entretenimento através das populares oliveiras da região.
Já o Le Jardin completou, recentemente, 15 anos de presença na cidade. Sua especialidade são as espécies de lavanda que perfumam e colorem um grandioso jardim que convida seus visitantes a registrarem fotografias incríveis.
Mais distante do centro da cidade tem o Parque Estadual do Caracol. O local tem trilhas para todos os gostos e fica ainda mais bonito na primavera, quando mais flores dão o ar da graça aos visitantes.
Ir aos parques temáticos
Na primavera em Gramado também há a opção de passeios por parques temáticos — um dos pontos fortes da região.
Encante-se com as réplicas do Mundo de Chocolate; divirta-se no mundo encantado de Florybal (localizado no município vizinho de Canela) ou descubra como a primavera em Gramado pode ser uma fria — literalmente — no Snowland, o primeiro parque do gênero na América Latina.
São atrações para todas as idades e que, na primavera, permanecem sendo pontos turísticos relevantes e com alta procura. Ou seja: mesmo com a competição das flores desabrochando no ameno calor do sul, os parques temáticos fazem parte do itinerário dos visitantes.
Visitar o Gramado Zoo
O local foi detalhadamente pensado para acomodar centenas e mais centenas de espécies animais, simulando ao máximo as características dos seus respectivos habitats.
Como resultado, o Gramado Zoo é uma atração de lazer ao ar livre para toda a família e, inclusive, em qualquer época do ano. Mas, na primavera, as flores se sobressaem, bem como as outras cores da natureza. E isso tudo torna o passeio ainda mais imperdível.
Aproveitar a gastronomia
A gastronomia de Gramado é um dos pontos mais atraentes e convidativos de toda a Serra Gaúcha.
De um reforçado e grandioso café colonial, pela manhã, a uma sequência de fondue para a janta, a fartura é a palavra-chave para se deliciar na região. Nossas dicas são:
- explore os restaurantes temáticos, como o Hard Rock e a Pizzaria Hector;
- procure pelo melhor da culinária internacional — as grandes especialidades são a gastronomia italiana e alemã — pelas ruas de Gramado;
- conheça as incríveis vinícolas da Serra Gaúcha, que costumam contemplar passeios guiados pelos vinhedos e, ainda, degustações memoráveis;
- pesquise os melhores locais que ofereçam fondue ou café colonial para provar verdadeiros banquetes.
Vale lembrar que o centro da cidade também tem o Vila Boulevard e a sua área de alimentação em constante expansão e que já concentra um pouco de tudo aquilo que Gramado tem de melhor!
Conhecer o Vita Boulevard
E aí, guarda-chuva, roupas versáteis (para os dias de calor e as noites de frio) na mala e um roteiro quase pronto para curtir a primavera em Gramado?
Agora, só falta decidir-se pelo melhor local de hospedagem na cidade em qualquer época do ano: o Vita Boulevard.
Ele é o primeiro empreendimento multiuso da cidade, reunindo, em um só lugar, opções de lojas, gastronomia, eventos corporativos, lazer e hospedagem. Tudo isso bem pertinho do centro de Gramado, permitindo que você fique perto dos grandes pontos turísticos do município e esteja a poucos minutos de tudo o que precisar.
Quer saber mais a respeito? Saiba mais sobre o Vita Boulevard enquanto planeja o seu roteiro para curtir a primavera em Gramado!