Que existem muitos pontos turísticos em Gramado, você já deve saber. E, inclusive, que em todas as estações do ano existe ao menos uma atração especial para quem ama visitar a Serra Gaúcha. Talvez, inclusive, você já saiba que em agosto acontece um dos eventos mais esperados da cidade: o Festival de Cinema de Gramado.
Com edições anuais, o festival (que chega à sua 50ª edição em 2022) tem muito prestígio no cenário nacional e internacional, apresentando as principais novidades da sétima arte enquanto dezenas de curtas e longas-metragens disputam o cobiçado Kikito — o prêmio concedido pelos organizadores e júris — em diversas categorias.
Para você que deseja saber mais sobre o evento e quer aproveitar a sua visita à cidade para conhecer o Festival de Cinema de Gramado, siga com esta leitura! Nos tópicos abaixo, vamos falar tudo o que você precisa saber sobre o evento!
Festival de Cinema de Gramado: história
A história do Festival de Cinema de Gramado teve início em 1973, época em que a produção audiovisual brasileira era marcada por comédias sensuais, principalmente, e a consolidação de um evento desses poderia contribuir com a popularização do cinema nacional e um prestígio além de nossas fronteiras.
Com o tempo, percebeu-se algo similar a isso, mas em passadas lentas. Tudo porque o cinema nacional não se desenvolveu com prosperidade nos anos seguintes, fazendo com que o Festival de Cinema de Gramado caminhasse de maneira paralela a esse gradual crescimento.
Além disso, obstáculos diversos interpelaram o caminho dos organizadores do evento, como os vinte anos de ditadura militar no país e o próprio governo Collor, que chegou a extinguir a Embrafilme em 1990. algo que quase decretou a falência da produção audiovisual no país.
Foi nesse período, inclusive, que o Festival de Cinema de Gramado encontrou forças no mercado ibero-americano e agregou novas bandeiras ao evento. Quando a Retomada do cinema brasileiro ocorreu, a cidade na Serra Gaúcha permanecia de portas abertas para a criatividade e o empenho dos profissionais do setor.
O Palácio dos Festivais
O local que antes abrigava o Cine Embaixador, na popular Borges de Medeiros, mais tarde se transformou no Palácio dos Festivais. Justamente em uma época em que os temores de que o cinema nacional chegaria ao fim eram fortes.
Mas a ideia de reinventar também o palco do Festival de Cinema de Gramado trouxe prestígio e força para os organizadores do evento persistirem em uma fórmula de renascer continuamente.
Sem falar que o local ainda se mantém ativo mesmo quando o festival chega ao fim. Além das obras selecionadas para o Festival de Gramado, o palácio mantém uma programação corriqueira em seu calendário semanal de estreias.
O Kikito
O Festival de Cinema de Gramado é uma oportunidade valiosa para conhecer algumas das produções mais célebres, anualmente, mas vai muito além de uma ocasião cultural. Afinal de contas, existe também uma competição entre os curtas e longas-metragens exibidos ao longo da realização do evento.
E os vencedores em suas respectivas categorias levam para casa o Kikito — que significa “Deus da Alegria” —, o troféu concedido pelo júri de cada ano e que foi idealizado pela artista gaúcha Elisabeth Rosenfeld.
Para que você tenha ideia da importância do Kikito, existe até uma rua com o seu nome no estado do Rio Grande do Sul e existem estátuas do prêmio em Gramado, no Palácio dos Festivais e no Museu do Festival de Cinema. É um local perfeito para tirar fotografias enquanto realiza os seus passeios durante a viagem para a cidade.
A 50ª edição do Festival de Cinema de Gramado
Em 2022, a edição que comemora meio século de existência já tem data para ocorrer: entre os dias 12 e 20 de agosto. Inclusive, o Festival de Cinema de Gramado tem mais motivos para comemorar, afinal, vai ser o triunfal retorno do evento ao modelo presencial após dois anos de programação remota por conta da pandemia da Covid-19.
Por isso, separe seus ingressos e faça uma fezinha nas suas películas favoritas, pois a quinquagésima edição vai voltar com tudo com as suas mostras competitivas de:
- longas-metragens brasileiros;
- longas-metragens estrangeiros;
- longas-metragens gaúchos;
- curtas-metragens brasileiros e gaúchos.
Isso tudo com a expectativa de receber milhares de pessoas, entre realizadores, artistas e o próprio público em geral. Destaque, ainda, para a programação de longas-metragens documentais, que vai ser exibida com exclusividade pelo Canal Brasil em sessões televisionadas — marque na agenda: a partir das 20h durante toda a edição do Festival de Cinema de Gramado.
Assim, mesmo quem não puder ir a Gramado, em agosto, pode aproveitar o melhor do longas-metragens pela TV ou pelo Globoplay.
Além disso, você já pode ficar por dentro de outros atrativos da edição, como:
- dia 14/08 acontece a entrega dos Troféus Assembleia Legislativa, com transmissão pela TVE, TV Assembleia e também nos canais digitais do Festival de Gramado;
- dia 20/08 ocorre a tão esperada Cerimônia de Premiação, transmitida ao vivo diretamente do Palácio dos Festivais.
Quem quiser pode acompanhar a entrega do grande prêmio do evento pela TV e pela internet. A transmissão acontece a partir das 21h30 e você pode acompanhá-lo pelo Canal Brasil, pela TVE ou pelos canais digitais do Festival de Cinema de Gramado para a entrega dos Kikitos.
Também aproveite para conhecer a programação completa dos filmes selecionados para a 50ª edição do Festival de Cinema de Gramado!
Festival de Cinema de Gramado no Vita Boulevard
O Vita Boulevard, o primeiro empreendimento multiuso da cidade, também entrou no clima da Sétima Arte. Durante a programação do Festival de Cinema de Gramado — entre 12 e 20 de agosto —, o Vita Hotel (Laghetto Stilo Vita) tem a honra de receber grande parte da comitiva de participantes do evento (como artistas, diretores e produtores). O hotel recebe as atividades que fazem parte da programação oficial do Festival de Cinema com o II Mercado Audiovisual Entre Fronteiras.
Um destaque cultural importante é o lançamento do livro “Deriva”, da escritora Letícia Wierzchowski (autora da Casa das Sete Mulheres). O evento, na Rua Coberta do Vita, terá a participação especial do ator Murilo Rosa às 17 horas do sábado, dia 13.
Dois restaurantes do empreendimento (o La Vinicola e o Narō Sushi) estão credenciados na Gramadotur para servir refeições a boa parte dos participantes do evento. Localizados no Vita Mall, receberão artistas, diretores e produtores de cinema para experiências gastronômicas. O TAJ Pharmacy e o Wills Gramado promovem momentos de confraternização para convidados e moradores. São também parceiros das ações Laghetto Hotéis, MGtec, Jolimont, Le Petit, Grand Cru.
No período da noite, o Vita está com iluminação especial em uma ação em parceria com o Gabinete da Primeira Dama, Jandira Tissot. É o Agosto Lilás, que trabalha a conscientização pelo fim da violência contra a mulher.
O Vita Boulevard reúne, no Centro de Gramado, dezenas de lojas, restaurantes, pubs e espaços de convivência em uma união de marcas nacionais. A novidade da semana é a entrada em operação do Mezzo -Autêntico Panino Italiano. O complexo completa um ano de início das atividades no mês de outubro.
O Grupo Record, com a Record TV, Rádio Guaíba e Jornal Correio do Povo, e a TVE RS e TV Assembleia terão estúdio no local e farão sua cobertura e transmissões diretamente do Vita.
Programação do complexo Vita Boulevard
12 a 20 de agosto: 2º Entre Fronteiras do Festival de Cinema de Gramado
Local: Vita Boulevard – Hotel Laghetto Stilo Vita
13 de agosto- 17 horas: Lançamento do livro “Deriva”, da autora Letícia Wierzchowski (A Casa
das Sete Mulheres); o evento contará com participação especial do ator Murilo Rosa.
Local: Rua Coberta do Vita Boulevard
14 de agosto – 22 horas: Happy Hour do “II Mercado Audiovisual Entre Fronteiras”, com
convidados dos mercados de cinema brasileiro, argentino e paraguaio, entre outros artistas,
diretores e produtores.
Local: Vita Boulevard – Wills Gramado
15, 16 e 17 de agosto – 18h às 21 horas: Happy Hour do “II Mercado Audiovisual Entre Fronteiras”, convidados dos mercados de cinema brasileiro, argentino e paraguaio, entre outros artistas, diretores e produtores.
Local: Rua Coberta do Vita Boulevard
16 de agosto – 18 horas: Lançamento do Livro “Os Caminhos do Mago”, do autor Tiago Santiago (autor das novelas Prova de Amor, A Escrava Isaura, Uma Rosa Com Amor, Amor & Revolução, entre outras).
17 de agosto – 20h30: Show da Banda Honey
Local: Rua Coberta do Vita Boulevard18 e 19 de agosto- 8h30 às 17 horas: Agosto Lilás – Fim da violência contra a mulher – Ação do Gabinete da Primeira Dama de Gramado.
18, 19, 20 e 21 de agosto: Programação especial do TAJ Pharmacy e Naro Sushi.
18, 19 e 20 de agosto – a partir das 15 horas: Programação especial do La Vinicola
18, 19 e 20 de agosto: Wills Winter Festival – Programação especial do Wills Gramado.
Ou seja: já sabe aonde ir para curtir a noite em Gramado nos dias do festival, certo?
Não deixe de conhecer o Vita Boulevard em Gramado
Inaugurado em setembro de 2021, o Vita Boulevard já nasceu com o status de ser o grande shopping em Gramado. Mas o empreendimento vai além.
Afinal de contas, aqui você também encontra opções de hospedagem, gastronomia, lojas e bares. Além de estacionamento, sendo um local próximo ao centro da cidade e pertinho das principais atrações de Gramado.
Vem curtir o Festival de Cinema de Gramado conosco! Clique aqui e saiba mais sobre o Vita Boulevard para planejar a sua próxima estadia na cidade!