Gramado no inverno é diferente de qualquer outra estação. As temperaturas baixas convidam os visitantes a explorarem a cidade de maneiras diferenciadas — e acredite: não faltam opções para aproveitar ao máximo os encantos da região.
Mas para que você monte um roteiro muito bem acertado nas suas escolhas, preparamos este post! Nos tópicos abaixo, vamos mostrar para você como Gramado no inverno pode ser uma experiência única na sua vida. Confira!
O que fazer em Gramado no inverno
Embora as temperaturas sejam relativamente amenas o ano inteiro na cidade, o inverno é um dos pontos altos da temporada turística de Gramado.
Isso porque, muitas atrações na cidade usam o friozinho para aconchegar com muita qualidade os seus visitantes. E isso vai desde os passeios — internos ou ao redor das ruas de Gramado — até os restaurantes com receitas especiais e que dão um calor gostoso no corpo.
Vale a pena, contudo, entender como é Gramado no inverno, bem como as cidades vizinhas, como é o caso de Canela. E por mais que as estações do ano sejam muito bem definidas, o friozinho da Serra Gaúcha pode surpreender, com temperaturas baixas e um acentuado grau de umidade no ar.
Até por isso, é comum que os dias raiem, diariamente, na companhia de espessas neblinas sobre as ruas de Gramado.
Importante também montar uma bagagem com bastante roupa de frio — ou vale a pena encontrar roupas reforçadas em uma das muitas lojas em Gramado. Afinal, os termômetros podem acusar temperaturas abaixo de 5°C durante o inverno.
Dica: Tempo em Gramado: como se preparar para o clima da cidade
Por isso, se você vai visitar Gramado entre os meses de junho e setembro, vale a pena conhecer as nossas dicas abaixo sobre como aproveitar ao máximo a cidade de Gramado no inverno!
Centro de Gramado
No centro da cidade, você tem a Rua Coberta, a Rua Torta e muitos outros pontos turísticos da cidade — como os principais parques de Gramado.
Se você só deseja fazer compras, passear ou procurar por uma boa opção de restaurante, vá ao centro e deixe-se perder nas ruazinhas da cidade. Isso, por si só, já é um atrativo e tanto.
Sequências de fondue
Isso não deve ser surpresa para muita gente: as sequências de fondue estão entre as maiores pedidas em restaurantes de Gramado no inverno — e também nas outras estações do ano.
Tudo porque os estabelecimentos visam proporcionar uma verdadeira experiência com a receita. A sequência de fondue tem início com a opção de queijo, acompanhado de muitos ingredientes para banhar no caldo espesso. Depois, a opção de carne é servida com muitos molhos.
E, de sobremesa, o fondue de chocolate é o encerramento com chave de ouro para muitas pessoas.
Não sabe ainda qual restaurante escolher? Temos um post que reúne os principais restaurantes de Gramado para você escolher em sua visita à cidade!
Cafés coloniais
Dica: não vá a um café colonial no mesmo dia — ou no dia seguinte — a uma sequência de fondue. A fartura de ambas as opções é tanta, que muita gente precisa de um descanso para o corpo entre as refeições.
E o café colonial costuma funcionar em uma espécie de rodízio self-service em que as pessoas têm dezenas de opções de salgados e doces para tornar a primeira refeição do dia ainda mais especial!
Visitar lojas de chocolate
Guloseimas adocicadas estão entre as grandes atrações de Gramado, e em qualquer época do ano.
Visite as lojas da cidade e aproveite para experimentar um pouquinho das delícias produzidas artesanalmente, na região, e encantar-se com os famosos chocolates (que vêm acompanhados por dezenas de combinações, como castanhas).
Festival de Gramado
Um dos festivais de cinema mais prestigiados do país, o Festival de Gramado está entre os principais pontos turísticos da cidade. Ele ocorre em agosto, e é uma atração imperdível para celebrar a arte e também desfrutar de um dos eventos mais prestigiados do país.
Ice Bar Mundo Gelado
Localizado em Canela, o Ice Bar é um incrível empreendimento feito com dezenas de toneladas de gelo. Isso pode ser facilmente percebido porque grande parte da estrutura do local é feita do material: cadeiras, poltronas, balcões e até mesmo os copos onde muitas bebidas são servidas.
É uma oportunidade e tanto para adentrar — literalmente — em uma câmara fria e repleta de atrativos para tornar a sua visita à Serra Gaúcha ainda mais especial.
Snowland
Embora Gramado já tenha registrado neve em suas ruas, nas estações mais frias do ano, você pode ter uma experiência similar em qualquer época do ano, sabia? Basta visitar o Snowland!
Assim, nem precisa ser inverno em Gramado para ter uma experiência geladíssima nesse que é o primeiro parque de neve indoor da América. A temperatura interna pode chegar a – 6°C, e existem atrações para gente de toda a idade curtir — como esqui, snowboard e até mesmo uma pista de patinação no gelo.
Vita Boulevard
Além das grandes atrações de gastronomia e lazer na cidade, você pode estar ao alcance disso tudo em sua visita a Gramado no inverno.
Para isso, basta ficar por dentro de quais são as melhores alternativas de hospedagem na cidade. E, certamente, a sua pesquisa vai encontrar o Vita Boulevard.
O local é o primeiro empreendimento multiuso da cidade e conta com diversas opções de lazer, gastronomia e hospedagem. Tudo no mesmo lugar, e bem próximo ao centro de Gramado.Caso ainda não conheça o Vita Boulevard e tudo o que esse projeto arquitetônico tem a oferecer aos seus visitantes, visite o site oficial e comece a planejar os detalhes da sua próxima viagem a Gramado no inverno agora mesmo!